Bombeiros e Bombeiras do Corpo de Bombeiros da Associação de Amora e do Corpo de Bombeiros da Associação do Concelho do Seixal.

Finalmente é-nos possível estarmos todos juntos nestas comemorações, cumprindo com todas as regras de segurança como é nosso dever. Juntos, como junto estamos todos os dias irmanados nesta nobre missão solidária e humanista de ajuda e socorro às populações do nosso Concelho.

O ano de 2020 e agora também o de 2021 ficam marcados pela pandemia do COVID-19 que atingiu drasticamente o nosso país e o mundo.

Vivemos tempos muito difíceis, de intenso trabalho, provavelmente como antes nunca tinha acontecido, pondo à prova todo o vosso empenho e as nossas estruturas e equipamentos, nomeadamente no transporte de doentes em emergência pré-hospitalar, muitos deles com sintomas de COVID-19, mas, em todas as situações, os nossos bombeiros e bombeiras, os nossos heróis não vacilaram e responderam com grande dedicação, coragem, competência e enorme espírito de missão, muitas vezes com o risco da própria vida.

Estiveram e estão sempre na linha da frente, mas na primeira linha da linha da frente, na ajuda e socorro às nossas populações como ficou bem expresso nos meses de fevereiro e março com as nossas ambulâncias paradas à porta do Hospital, por períodos superiores a 24 horas, com os doentes desesperando por assistência tendo, infelizmente alguns deles que partiram, apenas por companhia a mão amiga dos nossos Bombeiros. E aí sim, vimos bem a falta que nos faz o Hospital no Concelho do Seixal, há muito prometido mas que tarda em ser construído. Coragem, dedicação, competência, enorme sentido cívico e de missão! Vocês honraram a farda que usam e as Associações de Bombeiros que representam. Vocês dignificaram o Concelho do Seixal.

Obrigado Bombeiros.

Felizmente que nunca estivemos sozinhos.

Nestes momentos difíceis temos tido ao nosso lado os nossos associados e sentimos que também a população das nossas freguesias, a população do nosso Concelho. Também as instituições, empresários, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, as nossas Juntas de Freguesia e principalmente a nossa Câmara Municipal do Seixal que nos deu e continua a dar todo o apoio que solicitamos, nomeadamente a comparticipação financeira, muito significativa na construção do Quartel dos Bombeiros de Amora, na Construção do Quartel em Fernão Ferro, na comparticipação financeira na aquisição de veículos de combate a incêndios e ambulâncias, equipamentos de proteção individual, materiais de desinfeção, limpeza e o financiamento mensal para que todos os dias e a todas as horas possamos cumprir com prontidão e em condições de segurança a nossa missão humanitária.

Obrigado Câmara Municipal do Seixal!

Hoje e cada vez mais os nossos Corpos de Bombeiros se afirmam como uma força essencial e imprescindível na vida do nosso município.

Os bombeiros de Amora conquistaram por mérito próprio o seu espaço e hoje com o seu novo quartel são fundamentais na ajuda e socorro às populações da freguesia de Amora, ganhando cada vez mais o seu lugar entre os Corpos de Bombeiros do distrito e do país, traduzidas em milhares de intervenções anuais na área da emergência pré-hospitalar e combate a incêndios entre outros.

Os bombeiros do Concelho do Seixal com o seu quartel-sede no Seixal e os destacamentos em Corroios e em Fernão Ferro são uma referência no distrito e no país, afirmando-se cada vez mais como uma das maiores, porventura a maior corporação do país em número de intervenções, nomeadamente em emergência pré-hospitalar. As nossas Associações de Bombeiros contam com milhares de associados e são uma referência para o movimento associativo e popular do nosso Concelho, pela missão humanitária que desenvolvem todos os dias.

E é neste contexto de imenso trabalho realizado, que fomos surpreendidos na semana passada com a aprovação na Assembleia Municipal de uma moção apresentada pelo PS a recomendar a criação de Bombeiros Municipais, que foi aprovada apenas com os votos contra da CDU.

Recomenda a moção que se proceda à elaboração de um plano para a criação dos Bombeiros Municipais trabalhando em conjunto com as duas Associações Humanitárias de Bombeiros do Concelho no processo.

Um espanto. Ou seja propõe que sejam as duas Associações a trabalharem um projeto que no fim da linha conduzirá à sua extinção, destruindo o sonho das centenas de sócios fundadores, dos milhares de associados e dos seus dirigentes associativos, sem qualquer respeito pelos mais de trezentos mil serviços de emergência pré-hospitalar efetuados nos últimos quarenta e dois anos (em dois mil e vinte foram mais de doze mil), e das centenas de bombeiros que voluntariamente ou como profissionais dedicaram e continuam a dedicar a sua vida a esta tão nobre missão humanitária de ajuda e socorro às populações do nosso concelho.

Pela nossa parte recusamo-nos totalmente a colaborar neste processo. E mais, recusamo-nos a fazer parte da agenda política partidária seja de quem quer que seja. Se a solução para os problemas financeiros com que se debatem todas as Associações de Bombeiros fosse a criação de Bombeiros Municipais, com mais de 300 municípios no país, há muito que esse problema estaria resolvido.

Senão digam-nos lá porque é que existem em Portugal 436 Associações de Bombeiros Voluntários e só existem 17 Corpos de Bombeiros Municipais.

A solução passa por uma justa atualização do financiamento do Estado às Associações de Bombeiros, como há muito é exigido por todos e pela Liga dos Bombeiros Portugueses, pela revisão do protocolo celebrado com o INEM, que desde 2012 não tem qualquer atualização fazendo com que hoje sejam as Associações de Bombeiros a financiar o INEM, a entrega de ambulâncias INEM, já há muito protocoladas e não entregues e o pagamento atempado das dividas do Estado às Associações, por serviços prestados e não pagos. Pela parte das Associações de Bombeiros do Município do Seixal não abdicaremos nunca da nossa missão solidária.

Os nossos Bombeiros sabem que tudo faremos para os apoiar na sua mais nobre missão que é a de ajudar a salvar os bens das pessoas e acima de tudo a ajudar a salvar vidas. A população das nossas Freguesias. A população do Concelho do Seixal sabe que pode continuar a contar sempre connosco.

Obrigado Bombeiros!
Vida por Vida!
Honra e Glória aos Bombeiros do Município do Seixal!
Honra e Glória aos Bombeiros de Portugal