Presidente

Se o ano de 2020 tinha sido o ano com maior volume de trabalho que alguma vez a nossa Associação tinha tido, no ano de 2021 essa situação ainda se veio a acentuar mais, com períodos de aumento de intervenções verdadeiramente excecionais, exigindo ainda mais dos nossos operacionais, bem como de situações dramáticas para os nossos bombeiros e bombeiras, como aquelas que se viveram nos meses de fevereiro e março com os serviços de urgência do Hospital Garcia de Orta completamente congestionado e as nossas ambulâncias com os doentes no seu interior paradas à porta do Hospital por períodos que chegaram às 35 horas.

E foi nestes momentos que mais se notou a falta que nos faz o Hospital no Concelho do Seixal.

Mais uma vez, os nossos bombeiros e bombeiras, com enorme capacidade e humanismo, sabendo que muitas vezes estavam a colocar em risco a sua própria vida, não vacilaram, responderam à chamada e ajudaram a salvar vidas.

O número de intervenções em plena pandemia atesta-o bem com mais de 9.186 transportes em emergência médica registados no INEM em 2021, isto apesar das enormes dificuldades com que nos deparamos por força dos constantes aumentos do preço dos combustíveis e da eletricidade.

Por isso também o valor que o INEM paga por serviços é manifestamente insuficiente acarretando graves prejuízos para a Associação.

Felizmente que continuamos a contar com o apoio das nossa Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal do Seixal, que numa atitude exemplar e de referência para o país, nos deu e continua a dar todo o apoio financeiro e em equipamentos que solicitamos, permitindo-nos cumprir com prontidão e em condições de segurança a nossa missão humanitária.

No dia 29 de janeiro de 2022, em substituição do Comandante José Raimundo que após mais de 39 anos de serviço e por limite de idade não pôde continuar a exercer a função, tomou posse o novo Comandante José Mendes. Destacamos o seu carácter e forte personalidade, o seu prestígio e o reconhecimento do Corpo de Bombeiros na sua capacidade de liderança e na sua competência e disponibilidade e foi por isso e em reconhecimento das suas qualidades e da sua inegável dedicação e espírito de missão que a Direção nomeou para Comandante do Corpo de Bombeiros do Seixal, José Armando Correia Mendes.

Honra e Glória aos Bombeiros do Seixal.